A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto para o Senado no Distrito Federal, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (31). No cenário estimulado, ela soma 42,9%, enquanto o governador Ibaneis Rocha (MDB) aparece em segundo lugar, com 36,9%.
A pesquisa revela um cenário competitivo para as duas cadeiras em disputa no Senado em 2026. A senadora Leila Barros (PDT), conhecida como Leila do Vôlei, registra 26,7%. Na sequência, aparecem as deputadas federais Erika Kokay (PT), com 24,2%, e Bia Kicis (PL), com 20,7%. A vice-presidente do PT-DF, Rosilene Corrêa, tem 8,1%.
Os eleitores que declararam voto nulo, branco ou em nenhum candidato somam 7,3%, enquanto 3,9% não souberam ou não quiseram opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de março, com 1.600 entrevistados no DF. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi feita no modelo em que os entrevistados poderiam indicar até dois nomes para o Senado, já que em 2026 serão escolhidos dois senadores por estado e pelo DF. Atualmente, a bancada do DF no Senado é composta por Leila Barros, Izalci Lucas (PL) e Damares Alves (Republicanos), cujo mandato vai até 2031.
Quando os eleitores foram questionados sem a apresentação de nomes, 82,1% disseram não saber ou não opinaram. Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha aparecem com 2,9% e 2,4%, respectivamente. Damares Alves, que não estará na disputa, foi citada por 1%.
A eleição para o Senado ocorre no primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro. Caso necessário, o segundo turno para o governo e a presidência será em 25 do mesmo mês.