A vereadora Claudia Maria Nascimento Aguiar (PSDB) obteve uma vitória na Justiça que lhe permitirá retornar ao cargo na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. A decisão foi proferida na segunda-feira (11) pelo juiz Rodrigo Victor Foureaux Soares, que concedeu uma liminar suspendendo os efeitos do afastamento determinado pelo Legislativo no último dia 30.
O magistrado identificou irregularidades no processo que levou ao afastamento da vereadora, apontando que a Câmara não havia incluído o assunto na pauta da sessão, além de não ter oferecido a ela o direito de defesa antes da votação. Com a decisão judicial, Claudia Aguiar deve reassumir o cargo de forma imediata, sob pena de sanções à Câmara em caso de descumprimento.
Em contato com o Portal do Val, Claudia criticou a postura do colega de partido, destacando a resistência em cumprir a decisão judicial. “Tem uma decisão judicial suspendendo esse afastamento. Emanuel foi avisado e não apareceu na Câmara para entregar as chaves do gabinete, desrespeitando uma decisão judicial”, afirmou a vereadora.
A Câmara Municipal tem dez dias para se manifestar e apresentar sua defesa. Enquanto isso, Claudia Aguiar deve retornar à sessão ordinária já nesta quarta-feira (13), enquanto o processo administrativo contra ela segue em análise judicial.