Planaltina de Goiás — Aos 16 anos, Vinícius Alencar é mais que uma jovem promessa no karatê: ele é o rosto de uma nova geração que coloca Goiás no mapa dos grandes atletas de artes marciais do Brasil. Em menos de três anos de dedicação ao estilo Shotokan, Vinícius conquistou o terceiro lugar na Copa do Brasil de Karatê pela Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB) na categoria por equipes, demonstrando que talento e empenho são sua marca.
Vinícius começou no karatê como um hobby, mas o esporte rapidamente se transformou em um caminho de superação e propósito. “O karatê me trouxe equilíbrio e uma nova forma de me entender. Hoje, é a minha maior ambição, um sonho que quero alcançar não só por mim, mas para mudar a vida da minha família”, afirma o atleta. Sob a orientação do professor André Azevedo, ele se dedica a intensos treinamentos, sempre em busca de alto rendimento e aprimoramento técnico. Recentemente, além do pódio na Copa do Brasil, ele venceu as Olimpíadas de Ceilândia e conquistou o terceiro lugar na primeira fase do campeonato Brasiliense.
O sucesso de Vinícius não é isolado. Goiás vem se consolidando como referência nacional na formação de atletas de alto nível em artes marciais, especialmente após o lançamento do projeto “Construindo Campeões”. Iniciativa que visa apoiar jovens talentos do Estado, o projeto é um impulso significativo para o desenvolvimento de novos atletas que, como Vinícius, têm alcançado posições de destaque em torneios estaduais, nacionais e até internacionais.
Com o apoio do projeto e com determinação inabalável, Vinícius Alencar segue treinando para alcançar o sonho de se tornar o melhor do Brasil. “Se eu puder deixar uma marca, será de gratidão a essa família que o esporte me trouxe e a todos que acreditam no meu potencial”, declara. Ele faz parte de uma geração que vê no esporte uma oportunidade de transformar o futuro
Mín. 18° Máx. 28°