Em pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, Marcus Vinicius (MDB) desponta como o favorito na corrida pela Prefeitura de Valparaíso de Goiás (GO). O levantamento, que entrevistou 800 eleitores entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, mostra que o candidato lidera com 42% das intenções de voto no cenário estimulado — quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados.
Com um índice expressivo de 42%, Marcus Vinicius se mantém na primeira colocação, seguido de Zé Antônio (PL), que aparece com 15%, e Maria Yvelônia (Solidariedade), com 10%, em uma situação de empate técnico, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência, Professora Lucimar (sem partido) tem 6%, Wesley Pacheco registra 2%, e 12% dos entrevistados declararam a intenção de votar nulo ou em branco. Outros 13% afirmaram que não souberam ou não quiseram responder.
No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são sugeridos aos eleitores, Marcus Vinicius segue na liderança com 24% das intenções de voto. Zé Antônio vem em segundo, com 8%, e Maria Yvelônia se mantém em terceiro lugar, com 6%. Professora Lucimar aparece com 1%, enquanto outros candidatos foram citados por 4% dos entrevistados. Neste cenário, 18% afirmaram que pretendem votar nulo ou em branco e 39% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também mapeou o potencial de voto e rejeição dos principais candidatos. Segundo o levantamento, 31% dos eleitores disseram que votariam com certeza em Marcus Vinicius, e outros 36% afirmaram que poderiam votar nele. Em contrapartida, 26% disseram que não votariam no candidato de forma alguma, e 7% relataram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Zé Antônio, por sua vez, tem 11% de votos firmes e outros 32% de eleitores que dizem que poderiam votar nele. No entanto, o índice de rejeição do candidato é de 43%, e 14% afirmaram não o conhecer o suficiente para opinar. Maria Yvelônia apresenta um cenário similar, com apenas 7% de eleitores convictos e 35% que poderiam considerá-la como opção de voto. No entanto, 47% dos entrevistados declararam que não votariam nela, enquanto 11% afirmaram que não a conhecem o suficiente para emitir uma opinião.
O cenário atual reflete um posicionamento consolidado de Marcus Vinicius entre os eleitores de Valparaíso de Goiás. Com índices expressivos em ambos os cenários — estimulado e espontâneo —, o candidato do MDB construiu uma base de apoio sólida, que se reflete em um baixo índice de rejeição em comparação aos concorrentes. Sua vantagem para Zé Antônio e Maria Yvelônia indica que, a quatro dias das eleições, ele é o principal nome na disputa pelo Executivo Municipal.
A vantagem de Marcus Vinicius é reforçada pelo fato de que 67% dos eleitores consideram a possibilidade de votar nele, número que supera em muito a adesão dos demais candidatos. Para Zé Antônio e Maria Yvelônia, os desafios são maiores, especialmente pela alta rejeição.
A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número GO-03323/2024, tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Mín. 25° Máx. 37°